O Game Pokémon

Carlos Marino
4

 Os primeiros jogos Pokémon - Red, Green, Blue e Yellow - foram lançados em 1996 pela Nintendo. Não demorou muito até que a ideia de criar monstrinhos para batalhar, fosse aceita pelos jovens e adultos da época, a partir daí novas oportunidades começaram a surgir para a pequena Franquia.
 Em 1997 vendo o sucesso que Pokémon havia feito, resolveram lançar o anime, fazendo Pokémon atingir o auge em 1998 - quando chegou a America -, dando assim os primeiros passos em direção ao sucesso que Pokémon é hoje em dia.

 Desde seu lançamento Pokémon participou ativamente de quase todos os projetos que envolviam cada novo console da Nintendo, começando a partir da plataforma GameBoy.
 Super Nintendo foi o único console que não ganhou um jogo de pokémon.

 Lançamentos dos Jogos Principais


 Para as crianças, adolescentes e adultos da época do primeiro lançamento, a novidade foi a possibilidade de poder controlar inúmeras criaturas e também de conversar com outros treinadores pokémon, o que na época não tinha muito.
 Os jogos originais são os RPG's que tem a responsábilidade de lançar novos pokémon, novos treinadores, novos continentes e etc. Além de que são os jogos que mais movimentam o fluxo de dinheiro que a Franquia ganha, com isso entendemos a "necessidade" que eles têm de a cada três anos lançarem pelo menos mais uma região, mais cento e tanto pokémon, e etc.


Pokémon Red, Green, Blue e Yellow (GameBoy)
(1996/ 1997/ 1998)

              
                                 

 Trazendo 151 criaturas e a incrível região de Kanto, Pokémon Red, Green, Blue e Yellow contagiaram muito o público de 1996/97/98 e contagia até hoje, sem esse sucesso inicial talvez Pokémon nem existisse nos dias atuais.


Pokémon Gold, Silver e Crystal (GameBoyColor)
(2000/ 2001/ 2002)


 Mais adiante no tempo, com várias novidades a segunda geração vem incluíndo mais 100 novos pokémon, além de uma região nova que existia ao lado de Kanto, no mesmo continente, chamada Johto.
 Uma novidade importante que veio nessa trilogia foram os pokémon bebês e a introdução do tipo noturno.



Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald (GameBoyAdvance)
(2003/ 2004/ 2005)


 Logo em sequência em 2003 veio a terceira geração, Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, adicionando assim mais 135 pokémon e um novo continente chamado Hoenn. Nessa terceira geração de games várias novidades foram introduzidas, e essas novidades eram os Torneios Pokémon e alguns outros tipos de competição, além de outras coisas como os esconderijos secretos e etc...



Pokémon Diamond, Pearl e Platinum (Nintendo DS)
(2006/ 2007/ 2008)


 Continuando o que começaram em Hoenn, Pokémon Diamond, Pearl e Platinum (2006) trouxeram novamente os torneios pokémon, que haviam sido bem aceitos por parte do público.
 Foram introduzidos 107 novos Pokémon e um novo continente, chamado Sinnoh.



Pokémon Black, White, Black 2 e White 2 (Nintendo DS)
(2009/ 2010/ 2011/ 2012)

                  
                        

 A quinta geração veio trazendo algumas poucas novidades, dentre elas o Musical Pokémon, que não foi muito bem encarado pelo público. Essa geração trouxe consigo 155 novos pokémon, o que foi uma coisa absurda, afinal nunca haviam lançado tantos pokémon de uma vez só. Além dos novos monstrinhos, um continente novo, onde existia uma região chamada Unova (Região onde se passa o jogo).


Pokémon X e Y (Nintendo 3DS)
(2013/ 2014/ 2015)


 Atualmente estamos na sexta geração (que em minha opinião é a melhor sem duvida), nessa nova geração surgiram novidades gigantescas como por exemplo: as Hordas de pokémon (cinco ou mais pokémon selvagem para enfrentar de uma vez só), um novo método de evolução (afetividade com o treinador; ter um pokémon do tipo noturno na equipe; virar o 3DS de cabeça pra baixo; entre outros), a interação com os pokémon (você pode por exemplo pode montar e sair andando por ai com um Skiddo) e isso sem contar as Mega Evoluções e muitas outras novidades que estão presentes nos games.
 Nessa nova geração outra região foi revelada, temos até o momento 152 pokémon, mas à controversas de que os Pokémon de Kalos não param por ai, alguns já especulam que talvez, até que chegue o lançamento da(s) terceira(ou terceira ou quarta) versão (ões) da geração, novos pokémon sejam lançados, dentre eles uma nova Eeveelution.



Remakes

  Os remakes acontecem de tempos em tempos, quando uma geração de jogos já está velha, já com seus 10 anos de lançamento; além disso os remakes também servem para atualizar os games para com as novidades da atualidade, como foi no caso dos últimos investimentos da franquia Pokémon nos remakes Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire.
 Os games sofreram algumas mudanças em seus roteiros - adaptações - para interagir melhor com as novidades. Confira agora algumas das mudanças que aconteceram nos remakes:


FireRed e LeafGreen

FireRed EN US boxart.pngLeafGreen EN US boxart.png

*Criaram as Ilhas Sevii, expandindo assim a história principal.
*Permitir que o jogador para obter Pokémon nativas para Johto.
*Utilizaram o novo sistema de estatísticas, habilidades e movesets utilizado pouco antes em Ruby e Sapphire.
*Sexos, amizade e reprodução importadas da Geração II.



HeartGold e SoulSilver

HeartGold EN boxart.jpgSoulSilver EN boxart.jpg


*O Pal Parque e o Battle Frontier são importados diretamente de Diamond, Perl, e Platinum.
*O PokéMusic pode ser usado para encontrar Pokémon nativos das regiões.
*A fotografia é introduzida.
*O Terminal global foi adicionado a Goldenrod City .
*Pokémon andando fora da Pokébola pela primeira vez desde Pokémon Yellow, e agora todos os Pokémon podem andar com o jogador ao invés de só o Pikachu .
*O Pokéathlon é introduzido.
*Rota 47 e Rota 48 são introduzidas, elas levam para o novo Johto Safari Zone.


Omega Ruby e Sapphire Alpha

Omega Ruby EN boxart.pngAlpha Sapphire EN boxart.png

*Os moves físicos / especiais são incluídos na divisão.
*Entradas estrangeiros na Pokédex.
*Tipo Fada incluído nos games.
*Novas Mega Evoluções e as de X e Y são introduzidas nos games.
*O Concurso Pokémon foi aprimorado e agora é chamado de Pokémon Concurso Spectacular.
*Groudon e Kyogre pode sofrer Reversão Primal .
*Mauville Cidade mudou de aparência..
*Deoxys pode ser encontrado ao terminar da história no Episodio Delta.
*A maiorior parte dos Pokémon lendário desde Generation II podem ser encontrados.
*O jogador pode voar ao redor Hoenn com Latios ou Latias.


Spin-Offs

 Os spin-offs são games independentes dos jogos principais, não são tão famosos e além de não trazer lançar novos pokémon, esses jogos não são produzidos pela Game Freak.  Eles já foram lançados em diversos consoles, incluindo varias versões do GameBoy, Nintendo 64, Nintendo DS, Nintendo 3DS e muitos outros consoles.
 Algumas vezes, é possível conectar os da série principal de jogos para determinados jogos spin-off, a fim de obter um prêmio único, que normalmente se trata de um Pokémon especial.
 No Japão e na Coreia, apesar dos jogos principais terem o nome de Pocket Monsters, os spin-offs possuem o nome de Pokémon (igualmente aqui na America).


 Apesar de não serem tão famosos como os principais da franquia, existem alguns que se destacam como: Pokémon Ranger e Pokémon Mystery Dungeon, que são uns dos que mais possui fãs.


Conclusão

 É fácil perceber que pokémon só é o que é hoje, por causa dos games que lançam anualmente. Apesar muitos reclamarem, alegando que a franquia perdeu a graça, pois não sabe mais o que criar, o sucesso ainda se mantém, mesmo que em uma escala menor.
 Mas dentre as três maiores verdades e certezas que tenho em vida, estão:

1° - Que um dia todos nós morreremos...
2° - Enquanto houver lucro e consequentemente fãs, a franquia pokémon nunca acabará.
3° - Ainda iremos presenciar uma Pokédex que possuí não 800, não 900, mas sim mais de 1000 Pokémon.




Fonte: Bulbapedia

Postar um comentário

4Comentários
  1. Gostaria de saber mais sobre os remakes e os spin-offs, achei meio mal explicado. Muito grato pela ótima material

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela critica! Melhorei o post por causa de seu comentário!
      Espero que tenha gostado!!

      Excluir
  2. Nossa! O post ficou muito bom e agora ficou bem mais explicado e detalhado.. ótimo de mais..

    ResponderExcluir
Postar um comentário