Pokédex

Vinícius D. Nunes
3


Pokédex (or Carvalho como ferramenta de valor inestimável para os professores de todo o mundo Pokémon. Ela dá informações sobre todos os Pokémon que estão contidos no seu banco de dados. Existem diferentes tipos de Pokédexes uma para cada região diferente. Vamos saber mais sobre a Pokédex.

Logotipo Pokédex
A Pokédex tipicamente descreve um Pokémon, elas podem dar informações sobre o habitat, atividades de um Pokémon. As entradas na Pokédex também mostram altura, peso, tipo, ataque entre outras informações. 

A principal característica de qualquer Pokédex é a entrada de cada Pokémon. Elas fornecem detalhes sobre o Pokémon visto. Informações completas sobre o Pokémon visto, só aparecem se eles forem capturados.
  • Geração I 
Na Geração I  Pokédex ( modelo: HANDY505) fazia uma entrada simples. Cada seção dela era individual, que podiam ser acessadas a partir da listagem de Pokémon. A primeira e principal seção era "Data" que mostra a imagem, nome, número, categoria, altura, peso e uma sinopse do Pokémon. A segunda seção era "Cry" ela não abria uma nova janela, se você apertasse o grito do Pokémon poderia ser ouvido. A último seção era "Área" esta opção exibia o mapa, juntamente com piscadores que indicavam o local que o Pokémon selecionada poderia ser encontrado. No Pokémon Yellow os jogadores podiam imprimir as entradas de cada Pokémon usando o Game Boy Printer.
  • Geração II
Na Geração II a Pokédex (modelo: HANDY808) manteve os mesmos elementos do seu antecessor. 
  • Geração III
Na Geração III nada foi acrescentado ao menu principal. "Cry"ganhou sua própria página, que exibe a onda sonora do Pokémon. A seção "Área" foi alterado, para destacar locais, ao vez de apenas marcar, e agora pode mostrar os Pokémon que podem ser pegos por pesca. A seção "Tamanho" foi adicionada para mostrar silhuetas do Pokémon e do jogador lado a lado. Em Pokémon Ruby e Sapphire há somente uma botão página, para alternar entre as entradas da Pokémon.  

 Em FireRed Leaf Green a Pokédex (modelo: HANDY909) exibe entradas em um grande formato, diferente de RubySapphire e Emerald. Foi  a Pokédex que realmente mostrou o tipo do Pokémon em sua entrada, junto de seu sprite. No entanto os visuais de "Cry" foram removidos. 
  • Geração IV
Na Geração IV a Pokédex (modelo: HANDY910) adicionou vários recursos de FireRed e LeafGreen.  "Área" agora muda sua cor de realce, dependo do Pokémon encontrado, o jogador pode ver as diferenças entre manhã, dia e noite, com o padrão sendo o atual tempo. O peso foi adicionado a seção "Tamanho" que coloca o Pokémon e o  jogador de cada lado em uma balança. Em HeartGold e SoulSilver foi alterado a formatação da Pokédex novamente, agora exibindo uma lista da parte inferior da tela e a entrada no topo da tela. A página "Cry" foi novamente removida. Ao selecionar exibir detalhes, os jogadores podiam ver as seções, áreatamanho e forma.  Em Pokémon Platinum as funções foram ampliadas para todos os Pokémon, embora ainda requer Meister para atualizar a Pokédex.  
  • Geração V
A Pokédex da Geração V é semelhante a de Pokémon Diamond Pearl Platinum. Ela é apresenta uma lista no lado direito, da tela inferior. A maioria das funções também são semelhantes aos da Geração IV. Em vez de mostrar a hora do dia que o Pokémon pode ser capturado. A Pokédex agora mostra as estações em que ele pode ser encontrado. As áreas em que os Pokémon podem ser encontrados, ficam em vermelho. O recurso de altura e comparação de peso foi removido. Em Black 2 e White 2 depois de derrotar CherenBianca vai atualizar a Pokédex do jogador com a Lista Habitat. 
Pokédex Feminia da Geração V
Pokédex Masculina da Geração V
  • Geração VI 
A Pokédex da Geração VI é tem um centro holográfico que é visível quando duas extremidades são separadas. A Pokédex é separada em três categorias: Central KalosCoastal Kalos Mountain Kalos, cada categoria tem um ícone diferente no menu da Pokédex. O Coastal Kalos é representado pela faixa azul no lado esquerdo, a Central Kalos é representado por uma faixa branca, e o Mountain Kalos é representado por uma faixa vermelha. O símbolo para a National Pokédex é representado por uma Pokébola. 

Se o jogador obtiver um Pokémon da Geração VI, o símbolo na Pokémon que indica que ele foi pego, é uma combinação dos três símbolos de Kalos, um pentágono com a vertical azul, branca e com listras vermelhas. Que se baseia na bandeira da França, região na qual Kalos se baseia.

Na Pokédex Nacional existem códigos de cores para representar os Pokémon de outras gerações, a Geração I é representado pelo vermelho, amarelo para  Geração II, verde para a Geração III, azul para a Geração IV, rosa para a Geração V e prata para a Geração VI.

  • Pesquisa e Ordem 

A Pokédex da Geração I não possuía nenhuma função de pesquisa. Na Geração II a capacidade de procura por tipo de Pokémon foi adicionado, junto com a capacidade de classificar os Pokémon de A a Z e o modo dos Unown.

Em Ruby e Sapphire a função de pesquisa foi expandida, permitindo pesquisas por nome e cor. Os jogadores também podiam classificar por maior, menor ou mais leve e mais alto. No jogo o modo da Pokédex Nacional, é liberado quando você faz um troca em Kanto ou em Orre. Já nos jogos Emerald só é liberado se você derrotas a Elite dos Quatro.

Depois em FireRed e LeafGreen a função de pesquisa foi totalmente abandonado, em vez de você poder expandir as funções de classificação, como nome ou cor, você teria agora que procurar nas listas por tipo ou habitat. Para desbloquear a Pokédex Nacional você teria que obter 60 Pokémon na Pokédex, vencer a Elite dos Quatro e completar as missões da Ilha Sevii.

Na Geração IV as funções de pesquisa retornaram, a função do habitat foi descartado. Agora as pesquisas só poderiam ser feitas por formulário. Dois modos foram adicionados, a Pokédex de Sinnoh e Nacional. O modo Nacional só poderia ser desbloqueado se registrar todos os Pokémon de Sinnoh.

Em HeartGold e SoulSilver foi adicionada a capacidade de pesquisa por altura e peso (em vez de simplesmente a classificação por nome) e também é permitido a busca por área ( Kanto e Johto são desconhecidos). O Modo Nacional é liberado, logo depois de falar com o Professor Carvalho no SS Aqua na porta da cidade de Olivine, depois de derrotar a Elite dos Quatro.

Na Geração V a Pokédex de Black e White, permite ao jogadores procurar os Pokémon pelo: Número, A a Z, Peso, Altura e Nome. Ao contrario de HeartGold e SoulSilver, a capacidade de procurar Pokémon por área foi abandonado. O Modo Nacional é liberado quando você derrota o Time Plasma, logo depois Cedric Juniper atualiza a Pokédex. Depois de obter a atualização, o jogador pode alternar entre a Pokédex de Unova e a Pokédex Nacional, usando a tecla "SELECT" na parte inferior da tela do DS.

Na Geração VI a capacidade de procurar Pokémon que não foram capturados, foi adicionado.


  • Realização


Diploma emitido em Red/Blue
Completar a Pokédex é um objetivo comum entre os jogadores, mas é um desafio que tem uma grande dificuldade, pois a cada geração, 100 novos Pokémon são adicionados. O Global Trade Station na Geração IV, é um sistema de troca.

Diploma emitido após a conclusão da Pokédex Nacional em X e Y.

As recompensas são geralmente um parabéns um diploma, por ter completado a Pokédex regional e para a Pokédex Nacional. Em Emerald o jogador pode escolher entre um dos inicias de Johto para concluir a Pokédex de Hoenn. A conclusão da Pokédex permite também, que o jogador atualize seu Cartão de Treinador. Além disso em Pokémon Black e White, o diploma aparece na prateleira do quarto do jogador.

Nas Gerações I, II e III, a conclusão da Pokédex regional, é registrado com base nos Pokémon que o jogador tenha pego. Já em Pokémon Diamond, Pearl  e Platinum, a Pokédex regional é registado com base nos Pokémon que o jogado tenha visto. Em HeartGold e SoulSilver a Pokédex novamente é concluída com base nos Pokémon que foram pegos. Na Geração V a Professora Juniper avalia a Pokédex com base nos Pokémon que o jogador tenha visto, mas logo depois o jogador pode ganhar um diploma por ter capturado todos os Pokémon regional. A conclusão da Pokédex Nacional é sempre baseado no número de Pokémon capturados.


  • No Anime
Design da Pokédex em XY
Em Pokémon- I Choose You!, Ash recebe sua primeira Pokédex, que é apelidado de "Dexter". Ao longo da série, Ash usa para identificar cada Pokémon que vê durante sua jornada.  


Em Mistery at the Lighthouse, Brock diz a Ash que um treinador Pokémon pode usar sua Pokédex para trocar seu Pokémon. 

Em The Evolution Solution foi mencionado que as entradas na Pokédex foram escritas pelo professor Westwood V das Ilhas Seafoam. Ao contrário dos jogos, as entradas no anime são pré-programadas no banco de dados e não requerem captura para receber informações completas. Desta maneira a Pokédex atua mais como uma verdadeira enciclopédia. No entanto deve notar-se que a informação transmitida pela Pokédex, pode variar de tempos em tempos.

Para receber informações sobre um determinado Pokémon, o treinador pode simplesmente apontar a Pokédex para o Pokémon desejo, ou pode digitar manualmente seu nome, logo depois a Pokédex irá exibir uma imagem do Pokémon e ler em voz alta a entrada. 

Na série Diamond&Pearl foi revelado que a Pokédex pode identificar o nível e os movimentos aprendidos pelo Pokémon. 

Aparentemente, uma gravação de vídeo ou imagem de boa qualidade, podem ser digitalizados para a informação. Ao tentar identificar um Pokémon de outra região, a Pokédex projeta a mensagem: "Sem Dados", com um ponto de interrogação na tela, como foi visto em The Journalist From Another Region!, onde Ash tenta procurar informações sobre Helioptile e Gogoat com a Pokédex de Unova.

Em Kanto, Johto e Unova, a Pokédex tem voz masculina. Já em Hoenn, Sinnoh e Kalos a Pokédex tem voz feminina.

Treinadores que não possuem uma Pokédex, usam outros meios de encontras informações. Alguns usam computadores de alta tecnologia, como Giovanni em The Thief That Keeps On Thieving!, ou Shingo em Wired for Battle!. James em vários episódios usa um baralho, que se assemelham com um cartão TCG.
  
A Pokédex de Kanto apareceu durante a mini-série Pokémon Origins, o objetivo é igual a Pokémon Red e Blue, eles gravam as informações básicas quando um Pokémon é visto e a informação completa quando ele é capturado. No final de Pokémon Origins, Red tinha conseguida capturar todos os 150 Pokémon da Geração I, excluindo Mew. A Pokédex de Blue foi esmagada pelo seu Blastoise, quando ele acidentalmente caí por cima dela, enquanto ele lutava contra Mewtwo na Cerulean Cave.  Além de listar todos os Pokémon capturados em ordem numérica, a Pokédex também é capaz de classificar os dados dos Pokémon gravados por outros fatores, como tipo.


  • No Mangá


File:Pokédex Adventures.png
Pokédexes em no capítulo Emerald.


Em Pokémon Adventures, um seleto grupo de pessoas tem Pokédexes e eles são altamente respeitados. Cada Pokédex tem um sistema de registro titulo, ou seja, quando é atribuído, o tittular deve registrar seu nome e as impressões digitais, o que significa que cada uma das Pokédexes só pode ser usada pelo dono legitimo. No entanto, é possível transferir dados de uma Pokédex para uma outra melhora, deixando a antiga sem dono, e assim ela será capaz de ser transferida para um novo proprietário.

Assim como no anime, a Pokédex de Pokémon Adventures exibe os movimentos conhecidos dos Pokémon verificado, junto de sua saúde atual. Quando três Pokédexes da mesma região são colocadas juntas, uma Pokédex irá emitir um sinal sonoro, indicando que tem outras Pokédex bem próximas. Mas isso só funciono quando o legitimo proprietário permite, com foi visto em Gimme Shellder. Este sinal se aplica a todos os modelos de Pokédex.

Em Wanted: Pikachu!, A Pokédex pode descobrir para onde o Pokémon foi, recurso que também pode ser usado em Pokémon Crystal. Além dessa função, a Pokédex é capaz de gravar imagem holográficas, que podem servir como um transportador portátil, com a ajuda de um cabo adaptador.

No capítulo FireRed & LeafGreen o Professor Carvalho pede para Red, Blue e Green, devolverem suas Pokédexes para ele atualiza-las para a Pokédex Nacional. Embora no processo eles são roubador por Orm que deu para Carr, criar a Pokédex Black 

No capítulo HeartGold & SoulSilver, os protagonistas receberam novas Pokédexes de Johto, mas não se sabe o que houve com usas Pokédexes antigas.  

No mangá The Electric Tale of Pikachu, os protagonistas receberam suas Pokédexes, quando ganharam o título de treinadores Pokémon. A Pokédex contém informações sobre movimentos, habilidades e coisas de que o Pokémon não gosta ( por exemplo: Como o Pikachu que não gosta de Pokébolas), a Pokédex ainda tem a capacidade de dizer se um Pokémon tem um HP alto ou baixo. Versões atualizadas da Pokémon foram liberadas ao longo do tempo: Em Clafairy Tale, Professor Carvalho entrega a Ash uma versão beta de um recente modelo da Pokédex.

  • No TCG
File:PokédexHANDY910isDiamondPearl111.jpg
Pokédexx HANDY910is
No Pokémon Trading Card Game uma carta caracteriza a Pokédex. A Pokédex da região Hoenn não recebeu um Cartão TCG, as Geração I e II receberam um cartão cada no modelo japonês (HANDY505 e HANDY808 respectivamente). A Geração V não tem nenhum número de modelo. Cada cartão permite ao jogar olhar para um certo número de cartas do seu deck e em seguida, organizá-las como eles preferirem, ou no caso da Pokédex HANDY910is, escolher uma para colocar na sua mão.

  • Galeria de Imagens 



  • Artworks 

  • Interface nos Jogos






Bom galera, por hoje é isso. Espero que tenho gostado! E qualquer dúvida ou erro comentem. ;) 

Postar um comentário

3Comentários
  1. Melhor postagem de todas, fico mt boa, eu gostei dese cara;

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi um cite descrever tao bem nas materias, isso ae, gosti muito.

    ResponderExcluir
Postar um comentário