Eeveelutions (Atualizado)

1


Olá a todos! Hoje trarei a vocês, trarei mais um post essencial para qualquer blog de pokémon; um artigo sobre as Eeveelutions! Falarei além do método de evolução, uma breve análise competitiva sobre cada evolução Eevee.

 Para quem não sabe o que Eeveelutions significa, quer dizer: diferentes evoluções do Eevee. 


Aviso importante: Para um bom entendimento da matéria a seguir, é necessário um conhecimento básico de competitivo. Logo, para um bom aproveitamento da matéria, deixarei um glossário básico de competitivo.



Glossário competitivo:

- Lead: Pokémon bom para se começar uma batalha competitiva.

- Sweeper: Pokémon que tem ATK ou SP ATK altos, por lógica, feitos para atacar (na maioria das vezes, seu speed é considerável).

- Wall: Pokémons que tem DEF e SP DEF altas, servem, logo para segurar ataques.

- Tanker: Pokémon que tenham um dos ataques (especial, ou físicos) altos e uma das defesas altas.



Eevee:


O Pai de todos, Eevee é muito cobiçado e reconhecido por sua gama de evoluções. Realmente, raro de se capturar, é uma moeda de troca no comércio Pokémon. É sempre interessante ter um Eevee para poder fazer ovos e ter o máximo de suas evoluções, que geralmente, tem uma funções distintas no competitivo.



Flareon:



Flareon é da primeira parte das eeveelutions, sendo a versão tipo fogo de Eevee. Têm pelos amarelos, lembrando uma chama.

Tipo: Fogo.

Evolui com: Fire Stone.

Competitivo: Flareon, apesar de muito pouco usado, tem lá suas utilidades. ATK e SP DEF altos podem fazer dele uma wall ofensiva ou um sweeper defensivo. Sua DEF deixa desejar, junto com seu speed. Mesmo assim acredito que o verdadeiro motivo de Flareon não ser usado, seja por seu ATK alto e seu learnset quase todo especial, desperdiçando seu real potencial.



Vaporeon:



Vaporeon também é da primeira parte das eeveelutions, sendo a versão tipo água de Eevee. Chamam atenção suas escamas e suas barbatanas na cabeça.

Tipo: Água.

Evolui com: Water Stone.

Competitivo: Diferentemente de Flareon, este, muito mais usado no competitivo, pelo seu HP, SP DEF e SP ATK altos. Ele funciona defensivamente (em principal), mas com força para contra-atacar. Poderíamos classifica-lo como wall ofensiva (Até tanker).


Jolteon:



Jolteon é a ultima das evoluções da primeira parte. Este, tem pelos pontiagudos lembrando um trovão e, é bem veloz. É a versão raio do Eevee.

Tipo: Raio.

Evolui com: Thunder Stone.

Competitivo: Dos 2 ditos antes, Jolteon é o preferido nas batalhas; deve-se ao fato de de sua combinação SPD e SP ATK altos, fazendo-o um sweeper nato. É muito comum ver este cachorrinho com Volt switch, para poder trocar de pokemon para resistir ao ataque, uma vez que Jolteon não tem uma boa defesa.



Comentário da 1º geração: É interessante notar que a primeira geração de eeveelutions, segue-se um padrão de stats 60/65/65/95/110/130, mudando a combinação dependendo do estilo e tipo do cão. Como exemplo: Jolteon, é do tipo raio; lembrando velocidade; logo, seu SPD é de base 130. Vaporeon que é um wall, tem o HP com base 130. 


Espeon:



Espeon é a primeira evolução da segunda parte (Esta parte, referente a Johto, G/S/C). Esse cachorrinho rosa, lembra um pokémon do estilo: psicodélico, mágico ou até, vidente (Apesar de ser considerado oficialmente o pokémon do Sol). Segundo a pokédex, seus pelos são macios e lembram veludo.

Tipo: Psíquico.

Evolui com: Felicidade de dia.

Competitivo: Espeon é uma ótima idéia para o competitivo, bastante usado em BW por exemplo. A explicação de sua popularidade é, assim como de Jolteon, por ser um sweeper nato; Base de Sp ATK 130, e de velocidade, 110. Outro ponto que jamais pode ser esquecido é sua hidden ability, Magic Bonce; tornando-o um belo lead. O mais interessante de espeon é que, ao contrário do que se pensa, sua SP DEF é razoável (base de 95).


Umbreon:



Umbreon é a versão "shadow" das eeveelutions. Ele, por lógica é o contrário de Espeon. Acho muito interessante seus anéis amarelos (parecidos com o de Hoopa); e por mais que não pareça, ele tem dentes pontiagudos. 

Tipo: Escuro.

Evolui com: Felicidade de noite.

Competitivo: Este, ao contrário de Espeon, é uma perfeita wall. Com base de 130 em SP DEF, e 110 em DEF, não há porque não por um Umbreon na sua lista favorita de walls. O seu destaque vai para o seu tipo, dark, que o faz uma wall diferenciada (ao estilo de Mandibuzz). 

Usa-se muito a combinação de Toxic e Foul Play.


Comentário da 2º geração: Dois fatos são os que mais me chamam atenção nessa geração: a primeira é, que  Umbreon é, na parte mais literal da palavra, o oposto de Espeon, tanto os tipos (psíquico e escuro) como os stats; um é para o ataque e outro para defesa. A outro fator, um tanto mais interessante é que o modelo de stats 60/65/65/95/110/130 se mantêm. Incrível não?! Talvez um Easter Egg?! Não sabemos.



Leafeon:



Leafeon, com suas belas orelhas e cauda de folhas, nos remetem a lembranças de natureza. Segundo a Pokédex, o cachorrinho faz fotossíntese, e tem a capacidade de obter energia extra, com tal processo.

Tipo: Planta.

Evolui com: Passar um nível próximo à uma Moss Rock.

Competitivo: Leafeon, quebra com a lógica conhecida até agora nos stats das eeveelutions. Ele apresenta ATK e DEF altas, fazendo-o um tanker nato. Seja talvez, por esse atributo (ser tanker), dele ser tão pouco usado. Poucas pessoas apreciam os tankers, já que são, consideravelmente, mais difíceis de serem encaixados em times competitivos.


Glaceon:



Com seu design baseado em cristais, o Eevee versão gelo, encanta logo de cara. Geralmente, machos, mesmo com sua cara fofinha, são territorialistas. Algo interessante, é que estes,  detêm o poder de condensar o ar a sua volta.

Tipo: Gelo.

Evolui com: Passa um nível próximo à uma Icy Rock.

Competitivo: Glaceon é o mais difícil de se classificar de todas as eeveelutions, uma vez que, não se encaixa perfeitamente em nenhuma das categorias do competitivo (Sweeper, Tank e Wall). Seus stats altos são: SP ATK, SP DEF e DEF. Mas, a maioria das pessoas o usa como tanker. Ainda, creio que a grande desvantagem dele, não sejam os stats, mais sim, o tipo. Para quem não sabe, o tipo gelo é o que tem mais fraquezas no game (4). Para piorar, não é novidade que quase todos os pokés tipo gelo tem problemas com seu set.


Comentário da 3º geração: Destaco, novamente 2 coisas que me chamam a atenção. A primeira é o mantimento dos stats 60/65/65/95/110/130. Já a outra, não tão difícil de se perceber, é que, os criadores dessa vez, tentaram diversificar a posição competitiva das evoluções no game. Como podemos, ver essa geração se aproximou, ainda com certa dificuldade, (no caso de Glaceon) dos tankers. Já ia me esquecendo, de dizer que o método de evoluções mudou radicalmente (foi até uma estrondosa novidade em P/D/Pt).


Sylveon: 



A última versão Eevee, ganhou o tipo fada. Provavelmente, por acabarem de ter lançado o tal tipo. Independente disso, o design de Sylveon não é lá muito genial, bem como suas cores. Já diz a Pokédex que o/a fadinha gosta de brincar com suas fitas para distrair e confortar seus treinadores.

Tipo: Fada.


Evolui com: 2 corações no Amie + um ataque fada no set.


Competitivo: A versão fadinha de Eevee, diria, até modinha; vem conquistando o competitivo. Isso se deve por ele ser um tanker especial (SP ATK e SP DEF  altos). Nada melhor que um Wall com poder de contra-atacar com o tipo fada! Concorda?? Imagine Com Pixilate!!


Comentário da 4º geração: Por enquanto, essa geração tem apenas Sylveon. Mas, não duvido da existência de outras eeveelutions mais tarde. Agora falando exclusivamente da fadinha, ele (a) é um ótimo pokémon. Com seu STAB e Pixilate temos um ataque com potencial 205 de ataque (Hiper Voice). Para lascar seu inimigo, temos a SP DEF com base de 110.... A base de Stats se mantêm, e a tendência de dificultar/inovar cada vez mais os métodos de evoluções continuam.



Explicação completa para o surgimento do tipo fada: Falando em tipo fada e Sylveon, convido a todos os leitores, que estão curiosos para saber o ponto de partida da ideia dos pokémon fada; e quais suas implicações no meta game, os indico essa minha matéria!!




Considerações finais:




Após uma longa matéria dessas, não poderia ficar sem fazer mais algumas colocações, nada mais que algumas questões, levantadas por mim mesmo. Seguem os temas:


Design: Eu, acho que como um todo, o design da saga Pokémon é interessante (logicamente, existem exceções), porém, dentre toda as eeveelutions, a que eu acho mais bonita e intrigante é Glaceon. Falando em design, lembre-se que a linhagem de Eevee é de canídeos, e não felinos; tanto é que, há quem os chamem de Chacaus.


Mais Eeveelutions?: Bem, após essa análise, acredito que sim. Todos gostam da idéia multi-evolucional de Eevee, e sempre quando algum novo sai, é uma febre.


A melhor das evoluções(competitivo)?: Para responder este tópico tive que testar algumas evoluções. Cheguei a conclusão que Umbreon é eficaz, assim como Sylveon. Mais meu favorito foi Espeon, um sweeper nato, ajudou a mandar para o espaço vários adversários. Recomendo nele a Assault Vest para aumentar em 50% sua SP DEF, deixando-o ainda melhor e irritante.


Minha favorita?: Espeon, seu design me agrada, bem como sua usabilidade competitiva.


Sylveon modinha?: No mínimo, um assunto polêmico. De qualquer forma, acredito que seja muito nítido. Com a chegada dos fada, e uma nova eeveelution (que não é nada ruim) fez com que, Sylveon virasse febre. Alguns o usam pela sua força outros simplesmente por impulso, comovidos pela massa.

Ligação de Hoopa e Umbreon?: Se eu me lembro bem, existe um video no Youtube falando sobre isso. A teoria diz que os anéis nas patas de Umbreon tem ligações com os anéis de Hoopa. A teoria fica mais forte ainda, pelo fato de ambos serem do mesmo tipo. Eu ainda não fui a fundo no assunto, mas acredito que seja mera coincidência, pois Umbreon não tem poderes místicos ou de teleporte como Hoopa. 

Tendências: Depois da leitura dessa matéria há algumas idéias em minha cabeça. A primeira: acredito sim, que haverão mais eeveelutions, cada vez mais complexas de se evoluir, e com funções bem diferenciadas no competitivo. A segunda é que o mantimento dos stats 60/65/65/95/110/130 é algo que a Big N deve manter (até então todos as eeveeluções seguem o padrão). A terceira é; que o dia em que haver mais eeveelutions daremos mais atenção e relevância a essa classe tão especial de Pokémon!!



Pessoal, espero que tenham gostado; essa matéria deu muito trabalho para fazer, mas, me sinto satisfeito em fazer minha função de redator-chefe (mentira, sou só um redator comum, kkkkk) na nossa querida PS. 

Realmente gostaria que vocês ficassem de olho nas minhas próximas matérias redativas aqui, sempre com o meu jeitinho de escrever, e, é claro minha opinião! 

Convido todos, novamente a seguir nossa page no Facebook!!   

Até a próxima!!!


Tags

Postar um comentário

1Comentários
Postar um comentário